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O Instituto Federal Sul-rio-grandense

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social

O Câmpus Avançado Jaguarão do Instituto Federal Sul-rio-grandense tem seus fundamentos nos anseios da comunidade local de contar com uma escola técnica que permitisse o acesso dos jovens e adultos à formação técnico-profissional, formação que historicamente teve que ser procurada fora da cidade. Neste sentido, desde 2010, a comunidade começa a se articular, sendo realizadas audiências públicas e reuniões junto à Reitoria do IFSul, deste modo, vai se consolidando a perspectiva da implantação de um câmpus em Jaguarão. O empreendimento vem a se concretizar com a doação, por parte da Prefeitura de Jaguarão, de um terreno no Corredor das Tropas e um prédio na proximidade do Cais do Porto. Em janeiro de 2014 é autorizado o funcionamento, nomeando-se os primeiros servidores em funções no novo câmpus. No primeiro semestre desse ano são ministrados cursos dentro do programa Pronatec e em quatro de agosto de 2014, em espaços cedidos pela Unipampa, acontece a primeira aula do curso de Técnico em Edificações, na modalidade subsequente. Este curso, sendo realizado em cooperação com CETP/UTU, Escola Técnica de Rio Branco, Uruguai é, portanto, de caráter binacional, tendo suas turmas compostas por alunos uruguaios e brasileiros. Como contrapartida, neste mesmo caráter de curso binacional, a Escola Técnica de Rio Branco oferta o curso de Técnico em Agricultura, também na modalidade subsequente. Em fevereiro de 2015 iniciam-se as aulas do Curso Técnico de Edificações, na modalidade integrada, nos turnos da manhã e tarde. Também nesse ano, acontece a oferta de dois cursos dentro do programa Pró-funcionário. Em outubro de 2015 dá-se início à construção do prédio definitivo no terreno do Corredor das Tropas no 801, obra concluída em fevereiro de 2017 e atual sede do Câmpus. Em agosto de 2016 acontece a primeira formatura do Curso Binacional de Técnico em Edificações.

Missão

"Implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social." 

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