Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Notícias

Aviso à comunidade escolar! Aulas normais nos dias dos jogos do Brasil

Informamos que os dias letivos coincidentes com os jogos do Brasil serão mantidos. No horário destes jogos, servidores e alunos poderão acompanhar o mesmo em um telão no próprio Câmpus, retornando depois às atividades normais.

Sustentabilidade nas Construções em debate no Campus Jaguarão

Na fria noite de 19 de junho teve início uma série de palestras que serão realizadas pelo Curso de Edificações para capacitação de estudantes e professores, também abertas à comunidade interessada. O professor da UFPEL e engenheiro civil Alfredo D'Avila proferiu a palestra sobre as s possibilidades de reaproveitamento e reutilização de diversos materiais utilizados nas construções, bem como a utilização de materiais e de técnicas alternativas, como a permacultura, que permitem construções com custos razoáveis e com maior preservação do ambiente. Durante sua fala, uma das questões mais enfatizadas pelo professor foi a necessidade de que todos os profissionais e futuros profissionais da área se proponham a pensar e contribuir com ideias que fortaleçam a preocupação com o bem estar das pessoas e do ambiente a nossa volta. Para exemplificar, Alfredo apresentou uma série de "pequenas" invenções que acabaram se constituindo em importantes iniciativas. Após a fala do professor, o público apresentou várias questões, enriquecendo o debate e demonstrando a necessidade de que todo o processo educacional seja baseado no diálogo e na participação de todos os envolvidos.  

Curso de Atualidades será ministrado para os alunos do Câmpus Jaguarão do IFSul

"No sábado, dia 23/06/2018, inicia-se no IFSUL, Campus Avançado Jaguarão o "Curso de Atualidades e assuntos históricos, políticos, sociais, filosóficos, geográficos e culturais atuais". Nesse dia, os professores de ciências humanas do instituto ministrarão aula sobre o Pós-Impeachment de 2016, tratando do contexto sócio-político do Brasil após o fato. Todas as turmas do IFSul, Campus Jaguarão estão convidadas a comparecerem no Miniauditório, das 09:00 até as 11:30".

Projeto Integrador ELSEdificaciones

Encerrou-se no dia 24 de maio de 2018 a primeira ação do Projeto Integrador ELSEdificaciones, um projeto de español como lengua segunda o extranjera en conjunto con los conocimientos del técnico en edificaciones. O projeto nasceu da proposta integradora entre os saberes oriundos das disciplinas propedêuticas e os conhecimentos específicos da área técnica, presentes no projeto pedagógico do Curso Técnico Integrado em Edificações. A professora de Língua Espanhola e coordenadora do Projeto, Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero disse que tem planejada uma série de ações nesse sentido, buscando unir o Espanhol com os conhecimentos técnicos do curso de edificações, e que essa necessidade se faz ainda mais latente na fronteira, em um campus Binacional, como é o caso do Campus Avançado Jaguarão. Para o desenvolvimento desse trabalho a professora convidou o diretor do campus, e professor de Língua Espanhola, Fabian Debenedetti, e dois colegas da área de Edificações, a professora Cláudia Anahí e o professor Nestor Silveira. O colega Ricardo Cabral integrou a equipe, oferecendo apoio no que se refere à infraestrutura. As turmas da manhã e da tarde dos alunos do segundo ano do Técnico em Edificações constituíram o grupo que desenvolveu o conjunto de ações integradas. O projeto integrador ELSEdificaciones pretende ser contínuo e sempre aplicado em sala de aula, também deseja fomentar a participação de colegas de outras áreas e integrar os alunos do primeiro ano. Os professores participantes no projeto aproveitam para destacar o protagonismo da língua espanhola nas diferentes relações da comunidade da fronteira Jaguarão-Río Branco (Uruguay), sua importância no mundo pessoal, acadêmico e do trabalho dos estudantes do IFSul Campus Jaguarão, e justificam que atividades como essa legitimam a necessidade de a Língua Espanhola ser mantida em todos currículos do Ensino Médio. #ficaespanhol

Galeria de imagens

Facebook

Twitter

Vídeos

Fim do conteúdo da página