Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Integrador ELSEdificaciones

Projeto Integrador ELSEdificaciones

• Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 01h56
  • Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 01h56

Encerrou-se no dia 24 de maio de 2018 a primeira ação do Projeto Integrador ELSEdificaciones, um projeto de español como lengua segunda o extranjera en conjunto con los conocimientos del técnico en edificaciones. O projeto nasceu da proposta integradora entre os saberes oriundos das disciplinas propedêuticas e os conhecimentos específicos da área técnica, presentes no projeto pedagógico do Curso Técnico Integrado em Edificações. A professora de Língua Espanhola e coordenadora do Projeto, Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero disse que tem planejada uma série de ações nesse sentido, buscando unir o Espanhol com os conhecimentos técnicos do curso de edificações, e que essa necessidade se faz ainda mais latente na fronteira, em um campus Binacional, como é o caso do Campus Avançado Jaguarão. Para o desenvolvimento desse trabalho a professora convidou o diretor do campus, e professor de Língua Espanhola, Fabian Debenedetti, e dois colegas da área de Edificações, a professora Cláudia Anahí e o professor Nestor Silveira. O colega Ricardo Cabral integrou a equipe, oferecendo apoio no que se refere à infraestrutura. As turmas da manhã e da tarde dos alunos do segundo ano do Técnico em Edificações constituíram o grupo que desenvolveu o conjunto de ações integradas.

O projeto integrador ELSEdificaciones pretende ser contínuo e sempre aplicado em sala de aula, também deseja fomentar a participação de colegas de outras áreas e integrar os alunos do primeiro ano. Os professores participantes no projeto aproveitam para destacar o protagonismo da língua espanhola nas diferentes relações da comunidade da fronteira Jaguarão-Río Branco (Uruguay), sua importância no mundo pessoal, acadêmico e do trabalho dos estudantes do IFSul Campus Jaguarão, e justificam que atividades como essa legitimam a necessidade de a Língua Espanhola ser mantida em todos currículos do Ensino Médio. #ficaespanhol